Os Parâmetros Curriculares Nacionais afirmam que “cabe à escola empenhar-se na formação moral de seus alunos...”
A cidadania não deve ser construída por vias burocráticas e esse desejo não deve ficar só no papel, nos livros, nos documentos, mas deve deixar de ser utopia e se tornar real, no convívio escolar. Deve fazer parte dos projetos escolares, da proposta pedagógica, do dia a dia. Essa meta deve ser seguida e conquistada por todos os educadores.
Sabendo também que a nossa sociedade atual tem estado carente de valores que tornam a vida mais “colorida”. Seja na família, na escola, com os amigos e nos diversos meios de comunicação. Percebe-se, na maioria das vezes, que as crianças e jovens não possuem exemplos de vida o qual possam se espelhar para a vivência de valores. São vítimas de uma sociedade individualista, indiferente, desumana, no qual o amor é “brega”, preponderando à violência – falta de respeito entre as pessoas e com a natureza.
A escola, assim como a família, tem estado em descrédito; tornou-se um espaço de concretização dessa violência, aonde os valores de outrora se encontram deteriorados. É o palco de agressões físicas e verbais.
Já não se inventam coisas boas, apenas se copiam os maus exemplos; divulgados nos programas de TV, na internet. Num niilismo que toma conta da juventude, sem boas ideologias para viver. Sendo assim, possibilitaremos novas relações aos alunos estimulando a reflexão e a revisão de valores, atitudes e comportamentos levando-os a novas formas de aprender a “ser e conviver”, dois dos quatro pilares considerados como base da educação pela UNESCO.
Dessa forma, a execução desse projeto será dividida em temas bimestrais com o objetivo de sistematizar o trabalho através da correlação entre as artes e os valores, em consonância com a função social da Escola e com os PCN’s que apontam como objetivos norteadores da ação pedagógica o desenvolvimento da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum, assim como, os princípios políticos dos direitos e deveres de cidadania e o exercício da criticidade, valores fundamentais para toda a vida.
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