“CONHECENDO, APRENDENDO E AMANDO NOVA FRIBURGO”

quarta-feira, 25 de abril de 2012



I – JUSTIFICATIVA

De acordo com o historiador Marc Bloch, a História é a ciência “dos homens no tempo”, pois tudo o que se escreve, o que se desenha, o que se constrói e o que se lembra são pedacinhos comparativamente de um gigantesco quebra cabeça e cada peça que se encaixa, revela algo mais daquilo que somos e do mundo em que vivemos. Portanto, a história não pode logicamente, separar o estudo do passado do estudo do presente e do futuro. Partindo dessa premissa vamos trabalhar a temática "Conhecendo, aprendendo e amando Nova Friburgo" partindo da "vinda dos imigrantes para o Brasil" baseados no livro de literatura infanto-juvenil  "...E os suiços chegaram" do autor: Alberto Lima Abib Wermelinger Monnerat com as turmas do 3° ano do Ensino Fundamental (Turmas: 301 e 302), visando a melhor compreensão do tema, estimulando o aprender: a pensar, a questionar, a analisar e a observar, tendo o livro como elemento detonador, trabalhando ainda noções históricas de mudanças e permanência (construção do conhecimento).
Os Parâmetros Curriculares Nacionais afirmam que “cabe à escola empenhar-se na formação de seus alunos...”, colaborando na construção de um cidadão capaz de ser autor/ator de sua própria história melhorando suas perspectivas de vida e a realidade social do seu país, tornando-se, porém necessário conhecer a sua origem/história.

II – OBJETIVOS
Geral:
     A ação pedagógica deve ter como objetivo envolver os alunos em projetos que façam sentido para eles, que os desafiem a pensar a planejar, a buscar informações, a trocar idéias, a discutir e a tomar decisões coletivas, permitindo estabelecer relações amplas entre fatos e conceitos. Para tal, torna-se necessário selecionar uma variada gama de fontes de informação de forma a contemplar diferentes tipos de linguagens: escrita e literária, imagéticas (fotografias, mapas, obras de arte), músicas, e até mesmo objetos, visando informar sobre as paisagens e o modo de vida de épocas passadas. Afinal, estamos preocupados em oferecer não meramente um estudo superficial que pouco acrescenta aos alunos. Para compreender a história é necessário conhecer as pessoas, saber de onde vieram, o que perpassa pelo conhecimento da história antiga da cidade/país, consultando arquivos do jornal, fontes históricas e etc, puxando o fio da meada da história para que ela venha por inteiro e com riqueza de detalhes para os alunos, (desde a mais tenra idade), levando-os à construção da cidadania e autonomia através da sensibilização dos alunos em contato com a sua origem e sua história.
Específicos
  • Valorizar a história de Nova Friburgo/Brasil estimulando o “conhecer e o aprender a amar Nova Friburgo”, com ênfase no aluno, cidadão capaz de ser autor/ator do processo de transformação social;
  • Trabalhar noções históricas de mudança e permanência, simultaneidade, sucessão e duração/dimensões temporais;
  • Despertar nos alunos à importância da boa convivência para criar um ambiente agradável em sala de aula;
  • Reconhecer que, desde bem pequeno, podemos desenvolver aprendizagens significativas que favoreçam o conhecimento da origem/história do lugar onde vivemos;
  • Proporcionar ao educando cotidianamente, diferentes tipos de linguagens: escrita e literária, imagéticas (fotografias, mapas, obras de arte), músicas, e até mesmo objetos, visando informar sobre as paisagens e o modo de vida de épocas passadas
  • Construir e/ou fortalecer nas crianças a cidadania;

III- DESENVOLVIMENTO
Contação do livro de histórias: “...E os suíços chegaram.”
  • Valorização da história de Nova Friburgo/Brasil estimulando o “conhecer e o aprender a amar Nova Friburgo”, com ênfase no aluno, cidadão capaz de ser autor/ator do processo de transformação social;


  • Noções históricas de: mudanças e permanência (construção do conhecimento valorizando-se os conhecimentos prévios, contexto social, além de estimular a reflexão e criticidade);
  • Simultaneidade (análise de acontecimentos traçando um paralelo);
  • Sucessão (o que vem depois, a questão do que está por vir, afinal, você, eu, todos nós somos responsáveis pela nossa história);
  • Duração/dimensões temporais (Tempo curto: o tempo atual que vivemos; Tempo médio: ligado a duração de décadas, até 50 anos e o Tempo longo: ligados as estruturas, a “origem” do problema para a compreensão dos fenômenos atuais), culminando a aprendizagem com a construção de uma Linha do Tempo para melhor fixação.
Realização de excursão/aula passeio: Museu do Imigrante Suiço /Queijaria Escola
  • A excursão é uma situação de aprendizagem, e para que os alunos possam aproveitá-la ao máximo é importante o planejamento e a realização de pesquisas para orientar as observações que serão realizadas;
  • Coletar dados na forma de fotos, anotações, desenhos e ilustrações e, se pertinente, mapas e gráficos, recorrendo a uma variada gama de linguagens para fazer sínteses daquilo que aprenderam.

Utilizar recurso visual (filmes, documentários, etc)
  • Explorar vídeos com imagens antigas e atuais de Nova Friburgo (traçando um paralelo), para complementar informações apresentadas no livro "...E os suiços chegaram." reforçando o tema e suscitando novas reflexões;
  • Preparar os alunos para a projeção, compartilhando com eles o conteúdo e explicando-lhes porque o julgou interessante; ressaltando aspectos relevantes, ensinando-os a observar: paisagens, cenários e personagens;
  • Conversa sobre o vídeo/filme, incentivando a análise crítica do conteúdo;


Palestra com os alunos sobre o patrimônio histórico-cultural e/ou natural do lugar onde vivem (Adriana Rocha)

  • Refletir sobre os valores dos alunos a respeito do lugar onde vivem;
  • Oportunizar aos alunos conhecer melhor o lugar onde vivem, entendendo-se por lugar, tanto o bairro como a cidade ou até mesmo o país;
  • Confeccionar murais com fotografias ou desenhos feitos pelos próprios alunos, mapas com uma breve descrição das características dos locais pesquisados com o objetivo de divulgar esses locais para todos os alunos da escola, objetivando a valorização de nosso patrimônio histórico-cultural e natural;


IV – AVALIAÇÃO

  • No decorrer da aplicação de todo o projeto, através da participação interesse e colaboração dos alunos, família e toda a equipe escolar e das culminâncias bimestrais.

V – AVALIAÇÃOREFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E WEBGRAFIA












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