Morango passa a integrar cardápio de creches e escolas do município

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Através de parceria entre as secretarias municipais de Agricultura e Desenvolvimento Rural, de Educação e a Emater-Rio, na segunda-feira, 9, teve início a entrega de morangos a escolas da rede municipal de ensino. A fruta será incluída no cardápio da merenda em 133 unidades educacionais (entre escolas e creches), estimulando os alunos a consumirem alimentos saudáveis e incentivando a agricultura familiar do município.

O morango passou a integrar a merenda escolar por ser uma fruta rica em vitaminas C, A, E, B5 e B6, em minerais como cálcio, ferro, potássio, selênio e magnésio, além de ser uma fonte de flavonoides, importante agente antioxidante para o organismo. Além disso, Nova Friburgo é o maior produtor de morangos do estado do Rio de Janeiro, totalizando 18 produtores no distrito de Campo do Coelho.

Semanalmente a Prefeitura compra 12 toneladas de frutas, legumes e hortaliças para a merenda escolar das Associações Serra Nova e Amorango, beneficiando diretamente 60 produtores locais. Cerca de 20 variedades de alimentos frescos são entregues diretamente nas escolas e creches, entre eles, aipim, cenoura, batata-doce, alface, beterraba, brócolis e couve-flor.

Em Nova Friburgo, a compra direta é feita conforme a Lei nº 11.947, de 16/6/2009 do Programa Nacional da Alimentação Escolar (Pnae), que tem caráter suplementar à Constituição Federal. O Pnae incentiva a aquisição de gêneros alimentícios diversificados, produzidos em âmbito local, preferencialmente pela agricultura familiar, a fim de estimular o desenvolvimento econômico das comunidades.

A Escola Municipal Odette Penna Muniz recebeu, além do morango, outras frutas, legumes e verduras para a merenda da semana


0 comentários: