Campanha Cidadão Nota 10 é um sucesso!

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

(SECOM) A Campanha Cidadão Nota 10, lançada pela Secretaria municipal de Educação, com um mês de duração, foi encerrada dia 17 com sucesso. Depois da arrecadação de notas fiscais (até o dia 9 desse mês), por alunos e familiares, a equipe da secretaria apurou na última quarta-feira o resultado. As unidades escolares vencedoras foram a E. M. Jardel Hottz (Braunes) e o C. M. E. I. Princeza Izabel (Vale dos Pinheiros).
Esses estabelecimentos receberão, como reconhecimento, benfeitorias em seus prédios que poderão chegar a cinquenta mil reais por unidade. Além disso, haverá premiação para os alunos campeões de arrecadação. No caso das creches (unidade de Educação Infantil), o aluno vencedor foi do J. I. Elisa Teixeira de Uzeda (Centro) e, no caso das escolas, aluno da E. M. Jardel Hottz. A premiação dos estudantes foi uma oferta do Rotary Clube Nova Friburgo, que doou um microcomputador portátil para cada estudante vencedor.
“Hoje [quarta-feira] houve a apuração e os números foram expressivos, o que revela que por meio da educação é possível virar o jogo e aumentar as fontes de financiamento do serviço público, em geral, e da Educação, em particular”, afirmou o secretário municipal de Educação Ricardo Lengruber.
Dos 18.222 alunos da rede, 15.449 estudantes participaram efetivamente; ou seja, 85% dos alunos “compraram” a ideia. As unidades escolares também se dedicaram: 28 creches e 57 escolas arregaçaram as mangas e saíram em campo no processo de conscientização de familiares, comerciantes e prestadores de serviço. No total, houve uma arrecadação de notas fiscais que ultrapassaram 30 milhões de reais.
É bom ressaltar que, para efeito de apuração, foi computado um índice entre o total arrecadado e o número de estudantes da unidade. Para surpresa e alegria de todos os presentes, a E. M. Luiz Fonseca (em Janela das Andorinhas), com apenas 9 alunos matriculados, ficou em segundo lugar. A colocação revela que quando há estímulo e boa vontade, os resultados são, mais do que alcançados, superados.
A Campanha Cidadão Nota 10 foi lançada pela Secretaria Municipal de Educação, em 2012, com o objetivo de estimular a educação para a cidadania, além de proporcionar maior conscientização sobre a importância de se pedir a Nota Fiscal para todos os produtos que compramos e serviços que contratamos. A ideia da campanha foi revelar que 25% dos impostos arrecadados pelo Município são destinados ao orçamento da Educação; ou seja, a Nota Fiscal se traduz em benefício direto para os estudantes da rede pública.


0 comentários: