Festa de encerramento das turmas de 2012

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Foi com muita alegria e felicidade que nossos alunos confraternizaram com seus amigos e professores mais um ano letivo. Não faltaram salgadinhos e docinhos feitos com muito capricho e carinho, foi uma bagunça gostosa!! Ano que vem teremos mais....




Natal com a Turma da Mônica!!


Para celebrar o encerramento das atividades no nosso laboratório de informática e em nossa biblioteca, as professoras Franciane e Marise exibiram o especial ‘As doze badaladas dos sinos de Natal’, da ‘Turma da Mônica’. Na trama, o coelho da Mônica some e ela vai tirar satisfações com Cebolinha. O menino, que está ajudando a mãe com a decoração de Natal de sua casa, cheio de alegria pela data especial, é surpreendido com a chegada da baixinha muito zangada.
Cebolinha fica triste com a acusação, já que nessa época do ano todos devem ser bons uns com os outros, mas logo descobre o verdadeiro culpado: Cascão, que aparece todo sujo após fugir de Mônica. A campainha da casa de Cebolinha toca pela terceira vez e agora é Magali, chorando, pois sofreu uma grande injustiça: sua mãe não a deixou comer a ceia de Natal antes da hora.
Quando a bagunça começa, Cebolinha cobra de todos o espírito natalino, mas Mônica, Cascão e Magali voltam a brigar e a confusão só é interrompida pelos sinos de Natal.



Olimpíadas Escolares 2012

terça-feira, 27 de novembro de 2012


Realizamos em nossa escola as Olimpíadas Escolares 2012 com a participação de todos os alunos dividos em quatro bandeiras ( azul, amarelo, vermelho e verde) para disputar diversos jogos adequados a cada faixa etária, tais como: estafetas de corrida, cabo de guerra, pique bandeira, queimada, câmbio, handebol, basquetebol e futsal.
Destacamos que a professora de Educação Física Fabricia Cassine planejou e organizou todas as atividades com muito carinho e dedicação.
Os alunos das bandeiras vencedoras foram premiados com medalhas, segue abaixo as equipes vencedoras:
Manhã: Amarela
Tarde: Vermelha
Agradecemos a participação de todos reforçando o espírito esportivo e a valorização do trabalho em equipe e da atividade física para formação do cidadão.

Passeio ao Jardim Botânico

quarta-feira, 7 de novembro de 2012


Um verdadeiro santuário ecológico. Assim pode ser definido o Jardim Botânico do Rio de Janeiro, um dos dez mais importantes do gênero no mundo, que além de abrigar as mais raras espécies de plantas da flora brasileira e de outros países, é uma ótima opção de lazer para crianças e adultos e um deleite para aqueles que querem contemplar a natureza.

Um passeio pelas alamedas do parque, onde animais silvestres fazem parte do cenário ao som da melodia do canto de curiós e sabiás que habitam o lugar, deixam o público fascinado. A exuberância da natureza toma conta do visitante que, deslumbrado pelo colorido e a variedade da flora, captura imagens de todos os cantos, imagens que ficarão registradas na memória e na alma. Entre os cerca de 8200 exemplares da coleção viva do jardim, as atrações ficam por conta de palmeiras imperiais e espécies em extinção, como o pau-brasil, o aracá amarelo e o pau mulato, os canteiros medicinais e os jardins japonenes, sensorial e rotário.

O orquidário, é um espetáculo à parte. Seus três mil exemplares de 600 espécies diferentes deixam qualquer um sensibilizado pela sua rara beleza. Desde 1996, o joalheiro Antônio Bernardo adotou a coleção, assumindo a responsabilidade pela recuperação e manutenção das plantas. Outras atrações são o bromeliário, com cerca de 1700 bromélias de diversas formações, o violetário, a estufa das plantas insetíforas - que capturam e digerem insetos, a coleção dos cactos, considerada uma das maiores do Brasil e a coleção de plantas medicinais. Uma parada obrigatória é a visitação aos seis lagos do Jardim, que abrigam belíssimas espécies de vitórias régia, lótus, papirus e água-pé. Entre eles, o Lago do Frei Leandro, que ganhou um projeto paisagístico e está totalmente recuperado.


Premiação


Escolas e alunos do município arrecadam mais de R$ 30 milhões em notas fiscais

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Campanha Cidadão Nota 10, do governo municipal por meio da Secretaria de Educação, teve por objetivo promover e incentivar a ação cidadã de pedir a nota fiscal

Solenidade de premiação da Campanha Nota 10 contou com as presenças das diretoras Bianca Boechat, Adriana Machado e Delmi Pessanha, o presidente do Rotary Nova Friburgo, João Luigi, do secretário de Educação Ricardo Lengruber, do prefeito Sérgio Xavier e
(SECOM) Uma solenidade com direito a prêmios e homenagens marcou o encerramento da Campanha Cidadão Nota 10, na tarde desta quarta-feira, 31 de outubro, no auditório do Centro Administrativo do Governo Municipal (prédio da Oi). Lançada pelo governo municipal, por meio da Secretaria de Educação, a iniciativa teve por objetivo premiar unidades escolares municipais e alunos que mais promoveram e participaram da ação cidadã de arrecadar impostos, isso por meio do simples ato de solicitar a nota fiscal de produtos ou serviços consumidos na cidade. Além disso, a campanha teve como mote inicial o fato de 25% dos impostos arrecadados em Nova Friburgo serem destinados ao orçamento da Educação Municipal, ou seja, a exigência da nota fiscal se traduz em benefícios para as escolas e estudantes do município.
As unidades vencedoras foram a Escola Municipal Jardel Hottz (Braunes) e o Centro Municipal de Educação Infantil Princesa Izabel (Vale dos Pinheiros), que além de certificados, receberão benfeitorias que podem chegar a R$ 50 mil por unidade. Já as alunas vencedoras em arrecadação foram Taís Castro, na modalidade creche, e Flávia Ribeiro, na modalidade escola. Cada uma recebeu um computador portátil doado pelo Rotary Clube de Nova Friburgo, que esteve representado pelo presidente da instituição, João Luigi Pasquale Martire. “A campanha foi muito importante porque conseguiu aproximar a educação de crianças e jovens à área fiscal. Lembro que sempre estaremos à disposição, com tudo o que estiver ao nosso alcance, para apoiarmos ações desse tipo, tão importantes para os jovens como para toda a nossa cidade”, afirmou Luigi Martire. 
Para a apuração do montante de notas arrecadadas pelas unidades, e alunos vencedores, foi levado em conta dois grupos distintos que concorreram isoladamente: creches e pré-escolas (com atendimento exclusivo à Educação Infantil), e escolas. Foi considerada a soma total dos valores arrecadados em notas, respeitadas as proporções do número total de alunos matriculados em cada unidade escolar. As regras que regeram a campanha foram estabelecidas em um regulamento, divulgado junto à campanha. 
Para implementar uma efetiva arrecadação fiscal no município não é necessário apenas sobretaxar os munícipes. É possível encontrar soluções criativas para tal, como fez a Campanha Cidadão Nota 10, conforme afirmou o prefeito Sérgio Xavier. “Essa campanha nasceu dentro da Secretaria de Educação, durante a nossa gestão, e permitiu que se incentivasse a cobrança da nota fiscal de forma criativa e acima de tudo didática. A campanha prova que, de lugares de onde menos se espera ou imagina, o município pode contar com uma força poderosa, que é a da Educação, por meio das crianças e jovens. Isso de maneira a incentivar a formação de futuros cidadãos responsáveis e com senso de participação nos negócios da nossa cidade”, enfatizou o prefeito Serginho.
O secretário municipal de Educação, Ricardo Lengruber, em seu discurso, fez questão de agradecer o empenho de todos que se envolveram no planejamento e execução da campanha e lembrou que a ação mostrou que é possível se avançar como sociedade, como cidadão, para a promoção de serviços públicos melhores, mais eficientes, isso por meio da Educação. “De todos os problemas que a pasta da Educação possui, o mais grave sem dúvida é de ordem orçamentária. Assim, precisamos arrecadar mais e investir mais, não só em Educação, mas em todas as outras áreas. E daí surgiu a ideia da campanha. Se pedirmos a nota fiscal, garantimos que parte do valor beneficiará de forma direta a Educação”, explicou o secretário. 
Por meio da Campanha Cidadão Nota 10, foi possível estimular a educação para a cidadania, além de proporcionar maior conscientização sobre a importância de se pedir a nota fiscal para todos os produtos e serviços que são consumidos. E o melhor, além dos alunos, os pais e as comunidades envolvidas também puderam participar do ato cidadão de controlar e direcionar os impostos que são arrecadados, permitindo assim uma maior sensação de pertencimento e ação em prol de toda a sociedade. Com os números expressivos de arrecadação de notas, foi possível perceber que por meio da educação é possível aumentar as fontes de financiamento do serviço público, em geral, e da Educação, como foi o caso da Campanha Cidadão Nota 10. 
Segundo o futuro prefeito eleito de Nova Friburgo, Rogério Cabral, que tomará posse em 1º de janeiro de 2013, a iniciativa do atual prefeito, Sérgio Xavier, junto com o secretário de Educação, foi uma ação empreendedora e muito positiva para o município. “É fundamental que os jovens sejam incentivados a solicitar a nota fiscal. Essa é uma forma de se melhorar a arrecadação fiscal do nosso município, e trabalhar com a legalidade de todo o comércio e estrutura do nosso município. Por isso estou aqui hoje, para dar nota 10 ao projeto e ao prefeito Sergio Xavier. Lembrando que a Educação e a Saúde serão prioridades do nosso governo a partir de janeiro do ano que vem”, afirmou Rogério Cabral.

Campanha Cidadão Nota 10 em números
Dos 18.222 alunos da rede municipal de ensino de Nova Friburgo, 15.449 participaram efetivamente da campanha—ou seja, 85% dos alunos se engajaram no projeto, isso em 28 creches e 57 escolas, das 130 unidades que o município possui. A conscientização dos alunos, familiares, comerciantes e prestadores de serviço deu certo e somou uma arrecadação de notas fiscais que quase chegou a R$ 31 milhões. 

Quantidade não faz a diferença, mas sim a vontade de ser cidadão
Para efeito de apuração, foi computado um índice entre o total arrecadado e o número de estudantes de cada unidade, e para a surpresa de todos, a Escola Municipal Luiz Fonseca (em Janela das Andorinhas), com apenas nove alunos matriculados, ficou em segundo lugar em arrecadação, mostrando que quando há estímulo e boa vontade, os resultados são mais do que alcançados, eles são superados. 

 

 

Rotary realiza Festival das Crianças no Teatro Municipal

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

O Rotary Club Imperador realiza nesta quarta e quinta, 24 e 25, às 10h e às 15h, no Teatro Municipal, o Festival das Crianças com cinema, sorteios, concursos e muita animação com a Trupe Família Clou.
A expectativa é que cerca de três mil crianças da rede municipal de ensino participem do evento que é realizado todos os anos e que, a cada edição, cresce em número de pessoas e crianças envolvidas. “Este é um trabalho que nos emociona sempre”, afirmou a diretoria do Rotary Club Imperador.

 




Campanha Cidadão Nota 10 é um sucesso!

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

(SECOM) A Campanha Cidadão Nota 10, lançada pela Secretaria municipal de Educação, com um mês de duração, foi encerrada dia 17 com sucesso. Depois da arrecadação de notas fiscais (até o dia 9 desse mês), por alunos e familiares, a equipe da secretaria apurou na última quarta-feira o resultado. As unidades escolares vencedoras foram a E. M. Jardel Hottz (Braunes) e o C. M. E. I. Princeza Izabel (Vale dos Pinheiros).
Esses estabelecimentos receberão, como reconhecimento, benfeitorias em seus prédios que poderão chegar a cinquenta mil reais por unidade. Além disso, haverá premiação para os alunos campeões de arrecadação. No caso das creches (unidade de Educação Infantil), o aluno vencedor foi do J. I. Elisa Teixeira de Uzeda (Centro) e, no caso das escolas, aluno da E. M. Jardel Hottz. A premiação dos estudantes foi uma oferta do Rotary Clube Nova Friburgo, que doou um microcomputador portátil para cada estudante vencedor.
“Hoje [quarta-feira] houve a apuração e os números foram expressivos, o que revela que por meio da educação é possível virar o jogo e aumentar as fontes de financiamento do serviço público, em geral, e da Educação, em particular”, afirmou o secretário municipal de Educação Ricardo Lengruber.
Dos 18.222 alunos da rede, 15.449 estudantes participaram efetivamente; ou seja, 85% dos alunos “compraram” a ideia. As unidades escolares também se dedicaram: 28 creches e 57 escolas arregaçaram as mangas e saíram em campo no processo de conscientização de familiares, comerciantes e prestadores de serviço. No total, houve uma arrecadação de notas fiscais que ultrapassaram 30 milhões de reais.
É bom ressaltar que, para efeito de apuração, foi computado um índice entre o total arrecadado e o número de estudantes da unidade. Para surpresa e alegria de todos os presentes, a E. M. Luiz Fonseca (em Janela das Andorinhas), com apenas 9 alunos matriculados, ficou em segundo lugar. A colocação revela que quando há estímulo e boa vontade, os resultados são, mais do que alcançados, superados.
A Campanha Cidadão Nota 10 foi lançada pela Secretaria Municipal de Educação, em 2012, com o objetivo de estimular a educação para a cidadania, além de proporcionar maior conscientização sobre a importância de se pedir a Nota Fiscal para todos os produtos que compramos e serviços que contratamos. A ideia da campanha foi revelar que 25% dos impostos arrecadados pelo Município são destinados ao orçamento da Educação; ou seja, a Nota Fiscal se traduz em benefício direto para os estudantes da rede pública.


Cidadão Nota 10

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Informamos que conseguimos arrecadar com as notas fiscais trazidas pelos alunos e funcionários o montante de R$ 3.454.551,81 (Três milhões, quatrocentos e cinquenta e quatro mil, quinhentos e cinquenta e um reais e oitenta e um centavos).
A aluna com o maior valor arrecadado foi:
FLÁVIA RIBEIRO DA COSTA LOPES / Turma 1º ano - 102
Em segundo lugar: Alessandro Lourenço Carvalho da Silva / Turma: 501
Estamos aguardando a conferência dos valores pela Secretaria Municipal de Educação para podermos comemorar nossa vitória.
Gostaríamos de agradecer a todos os funcionários, aos alunos, seus pais e familiares pela  participação e dedicação ao Projeto Cidadão Nota 10. 
Se não fosse a determinação de vocês não teríamos conseguido!! 



Atenção para renovação de matrículas e matrículas novas



Prezados Pais e/ou Responsáveis,
                      
                  Atenção! Comunicamos de acordo com a Portaria n° 010 de 24/09/2012 que estabelece normas e procedimentos  para ingresso e permanência dos alunos na Rede Pública Municipal/ SME para o ano letivo de 2013, que nos DIAS: 22/10/2012 a 12/11/2012, estaremos  realizando o período de RENOVAÇÃO DE MATRÍCULAS  dos alunos que já estudam nesta Escola, nos horários de 8h às 17h.
                   Os pais e/ou responsáveis deverão seguir o calendário abaixo (de acordo com a série que os alunos ESTÃO CURSANDO EM 2012 respeitando as datas, no intuito de oferecermos maior comodidade, evitando tumultos desnecessários.
Segue abaixo calendário para assinatura da RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA.
* Dias:  22/10 à 26/10- segunda à sexta-feira  
Turmas:  1° e 2° anos/Profs: Dilene, Filó, Luciene e Analice,   
(para alunos que estão estudando nestas turmas este ano).
* Dias:  29/10 à 01/11- segunda à quinta-feira 
Turmas:  3° ao 5° anos /Profs:Márcia, Elisângela, Rosangela, Cristiane e Vanessa,
(para alunos que estão estudando nestas turmas este ano).
OBS:  A RENOVAÇÃO DA MATRÍCULA (que é garantia da vaga para o próximo ano) deverá ser feita pelo pai, mãe e/ou responsável legal, dentro dos dias e horários estabelecidos, pois precisamos informar para a Secretaria Municipal de Educação o número de VAGAS para 2013.Destacamos, para os devidos esclarecimentos, que quem não comparecer para  RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA terá a vaga disponibilizada para 2013. Lembramos que os alunos que atualmente estão cursando o 5° ano, uma vez que a Escola não oferece os ANOS FINAIS  poderão realizar as matrículas para o 6° ano  na Rede Estadual via internet pelo site  www.matriculafacil.rj.gov.br  (até o dia 11/12), competência esta, dos próprios responsáveis e/ou procurar a Rede Municipal (escolas que oferecem os anos finais), nas datas destinadas as matrículas NOVAS. Aproveitamos para divulgar as datas de MATRÍCULAS NOVAS/2013: 21/11/2012 a 12/12/2012  para as Escolas Municipais que oferecem do 1° ao 9° ano do Ensino Fundamental/Anos Iniciais e Finais (antiga Alfabetização à 8ª série).

Feliz Dia dos Professores!!

Um agradinho para nossas dedicadas professoras!! Parabéns pelo seu dia!!



Dia das Crianças

Em comemoração ao Dia das Crianças os alunos receberam este delicioso kit cheio de gostosuras!!!


Brinquedos Óticos

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

NOSSA ESCOLA PARTICIPARÁ:

Brinquedos Óticos

Instrutora: Renata Palheiros - Cineduc - RJ 
Faixa etária: De 10 a 12 anos 
Período: 16 a 19/10/2012 
Carga horária: 2 ou 3 horas (definir conforme disponibilidade da escola) 
Número de Vagas: 20 

Objetivo:
Incentivar a criatividade e a curiosidade ao mostrar, de forma lúdica, o funcionamento das
invenções que ajudaram o nascimento do cinema, através da confecção de brinquedos
óticos e da exposição de diversas técnicas de animação.

Dia 1: Introdução ao cinema. O cinema primitivo e as primeiras técnicas de animação.
Confecção do Taumatrópio.

Dia 2: Mais experimentos científicos: o Fenaquistoscópio, o Zootrópio e o Cinematógrafo.
Confecção do Zootrópio.

Dia 3: Pixelation: fazendo animação com objetos e pessoas.

Dia 4: Assistir ao resultado do vídeo do dia anterior. Outras técnicas de animação: do
flipbook ao computador.

Motricidade


Romero Britto

sexta-feira, 21 de setembro de 2012


Romero Britto (1963) é um famoso pintor e artista plástico brasileiro. Radicado em Miami, nos EUA, ficou conhecido pelo seu estilo alegre e colorido, por apresentar uma arte pop, despojada da estética clássica e tradicional. É considerado um dos artistas mais prestigiados pelas celebridades americanas e o pintor brasileiro mais bem sucedido fora do Brasil.


Tarsila do Amaral

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

As turmas 301 e 302 das professoras Marcia e Elizangela fizeram uma releitura do quadro Abaporu da pintora Tarsila do Amaral.
Este é o quadro mais importante já produzido no Brasil. Tarsila pintou o quadro para dar de presente para o escritor Oswald de Andrade, seu marido na época.
Quando viu a tela, assustou-se e chamou seu amigo, o também escritor Raul Bopp. Ficaram olhando aquele figura estranha e acharam que ela representava algo de excepcional. Tarsila lembrou-se então de seu dicionário tipi-guarani e batizaram o quadro como Abaporu (o homem que comem).


Projetos Trilhas

sexta-feira, 14 de setembro de 2012






Cantilena Ensemble faz concerto no Teatro Municipal

O quinteto de cordas Cantilena Ensemble se apresenta na próxima quinta-feira, 13, às 20h, no Teatro Municipal, com entrada franca. Antes, porém, o grupo proporciona aos alunos da rede municipal de ensino, um concerto didático, às 15h. A iniciativa é do governo municipal, através da Secretaria de Cultura, com apoio do Ministério da Cultura e da ArtInvest. O concerto tem como tema “A História do Brasil através da música”.
A orquestra de câmara Cantilena Ensemble é formada por nove músicos com ampla experiência no cenário da música erudita do país. O grupo paulistano foi fundado em 2006 pela violinista Maria Fernanda Krug e ao longo desses anos de existência já se apresentou em mais de 20 cidades do interior do Estado de São Paulo, na capital paulista, além dos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais. Em 2011, participou do Festival de Música Brasileira de Toronto, no Canadá.
Durante a apresentação da orquestra de câmara, que será de aproximadamente 60 minutos, haverá uma projeção mostrando imagens que remetem a cada um dos períodos históricos, por meio de fotos de artes plásticas, imagens da arquitetura de cada período, filmes curtos que retratam a época, etc. Além disso, para cada período, serão ressaltados nas projeções acontecimentos importantes no Brasil.
No decorrer de cada concerto será projetado em um telão o vídeo “História do Brasil através da Música”, procurando situar o período histórico das músicas dos períodos barroco, clássico, romântico, contemporâneo e nacionalista.
Nos intervalos das obras executadas, o jornalista e crítico musical Irineu Franco Perpétuo fará uma exposição procurando estabelecer maior ligação entre cada um dos períodos musicais, apresentando características particulares das partituras musicais.
Tanto a apresentação musical, quanto as intervenções explicativas do jornalista e a projeção de imagens têm o objetivo de contextualizar a atividade cultural proposta. O público leigo será bem acolhido, encontrando diversas possibilidades para familiarizar-se com a música erudita, por meio da própria apresentação musical, das imagens históricas ou dos esclarecimentos pontuais apresentados pelo jornalista Irineu Franco Perpétuo. LIVRE (menores de 18 anos acompanhados dos pais ou responsáveis)







"GUERNICA", DE PICASSO, INSPIRA ALUNOS DO 1º ANO


Trabalho maravilhoso realizada pela professora Dilene com as turmas 101 e 102 inspirado no quadro “GUERNICA” de Picasso. Desconstruir para construir: sentimentos são expressos em imagens.


ALEIJADINHO


Aleijadinho (Antônio Francisco Lisboa) nasceu em Vila Rica no
ano de 1730 (não há registros oficiais sobre esta data). Era filho de uma escrava com um mestre-de-obras português. Iniciou sua vida artística ainda na infância, observando o trabalho de seu pai que também era entalhador.
Após conhecerem um pouco da vida e da obra de Aleijadinho a turma 502 da professora Vanessa confeccionou em argila a escultura do anjo baseada na obra de Aleijadinho.



Cidadão Nota 10!

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Quanto mais o município arrecada, mais a Educação ganha.
Exija sempre a nota fiscal. 
A cada real recolhido em impostos pelo município,

R$ 0,25 (vinte e cinco centavos) são reinvestidos na educação pública municipal.
Participe desta campanha.

Faça sua parte e seja você também um Cidadão Nota 10!
 
 

COMO VOCÊ PODE CONTRIBUIR – EM CASA – COM O DESEMPENHO ESCOLAR DO SEU FILHO



     1.       Cobre as obrigações do seu filho

·                               Garanta que ele vá à escola na hora certa.
·                                Faça perguntas para descobrir se ele presta atenção nas aulas.
·                                Ensine-o a respeitar os professores, os funcionários e os colegas.
·       Confira se ele faz a lição de casa diariamente.
·       Não deixe seu filho faltar às aulas sem necessidade.
Diversos estudos mostram que faltas dificultam muito a aprendizagem de crianças e adolescentes.
Quanto mais aulas um aluno perder, maiores serão as chances de ele tirar notas ruins e repetir de ano.
·       Dê livros e revistas de presente para seu filho.
·       Deixe os livros ao alcance das mãos dele.
Um dos fatores que mais influencia positivamente a aprendizagem é a presença de livros em casa. Lares modestos com mais livros produzem melhores alunos do que lares mais ricos com menos livros. Ou seja, quanto mais livros em casa, melhor será o desempenho das crianças. Mas não basta ter, é preciso ler.
·       Estimule atividades que usem a leitura: jogos, receitas, mapas.
·       Faça da leitura um momento de prazer – pode até estourar pipoca.
·       Ensine-o a emprestar livros aos amigos e a pedir emprestado.

2.       Converse com seu filho
·         Pergunte o que ele aprendeu no colégio e mostre-se bastante interessado.
       A participação da família contribui bastante para o aprendizado da criança. Quando os pais participam da vida escolar dos filhos, as notas aumentam em torno de 20%.
·         Proponha que ele ensine algo que aprendeu na escola. Esta é uma boa maneira para ele fixar o conteúdo.
·       Pergunte se ele tem dificuldade em alguma matéria.

3.       Dê exemplo
·         Seja coerente: suas atitudes refletem o que você pensa.

4.       Valorize a escrita
·         Tenha sempre lápis e papel em casa.
·       Escreva bilhetinhos para o seu filho. Assim, ele entenderá a utilidade da escrita.
·       Brinque de palavras-cruzadas, caça palavras, forca, stop.

·       Compre um diário e estimule seu filho a escrever recordações.
·       Peça ajuda para escrever a lista de compras, anotações em álbuns de fotografia, etc.

5.       Incentive seu filho a ler
·         Leia sempre. É bom para você e excelente para seu filho, que seguirá o seu exemplo naturalmente.
·         Leia para ele desde bebê com entonação e emoção!
Várias pesquisas comprovam que filhos cujos pais leram bastante para eles quando pequenos têm um desempenho melhor em sala de aula.

6.       Fique de olho na aprendizagem do seu filho
·         Veja se seu filho está aprendendo o que deveria na idade dele.
·       Confira sempre as notas e o boletim do seu filho
ü  Se forem ruins, pergunte ao professor como você pode ajudar
ü  Se forem boas, elogie-o para que continue assim.

7.       Acompanhe a lição de casa
·         Combine com seu filho um horário para os estudos
·         Separe um lugar da casa para o estudo e atividade de casa – deve ser o mais tranquilo possível.
·         Ofereça sempre ajuda, mas não faça a lição para seu filho.
Estudos comprovam que filhos estimulados pelos pais a estudar e a fazer as lições de casa têm um desempenho melhor. Mas atenção: estimular não é executar a tarefa pela criança. Também de acordo com pesquisas; pais que fazem isso prejudicam o aprendizado. Em resumo, acompanhe, mas não dê a resposta das lições de casa.
·         Estimule-o a pesquisar e descobrir as respostas por conta própria.

(Dicas elaboradas pela psicóloga Luciana Fevorini (CRP: 06/40510), especialista em relação família-escola)
Matéria sugerida pela Orientadora Educacional: Ana Paula dos Passos Cunha.

SIGAM AS DICAS, ACOMPANHEM A VIDA ESCOLAR DO SEU(SUA) FILHO(A) QUE O SUCESSO SERÁ GARANTIDO!!!!

Aqui tem Mais Educação!!



         O Programa Mais Educação integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), como uma estratégia do Governo Federal para induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular, na perspectiva da Educação Integral.  Por meio da Educação Integral, reconhecem-se as múltiplas dimensões do ser humano e a peculiaridade do desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens. (MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO/Secretaria de Educação Básica/Diretoria de Currículos e Educação Integral, 2012). Em nossa unidade escolar (E.M.J.H,), dirigida por Adriana da Rocha Pires Machado, Ilda Cereja Gambini e Cintia Damasio; o Programa contempla seis oficinas com uma jornada diária ampliada de quatro para sete horas e meia, onde os alunos têm a oportunidade de participar de aulas de Dança (Monitores: Maurício e Edmar), Capoeira (Monitores: Adriano e Peterson), Futebol (Monitores: Ailton e Jackson), Leitura (Monitores: Manoella e Marlene), Matemática (Monitores: Ana Paula  e Maione), e Jornal Escolar (Monitores: Karina e Andrea) sob a coordenação da professora Marcia Rosane de Sá Martins. As oficinas acontecem dentro da escola e também em espaços cedidos gentilmente pela Igreja CEIFA, nossa grande parceira. Confira nas fotos abaixo: O Programa é um sucesso!