Após criteriosa avaliação diagnóstica, de toda equipe docente e coordenação da Escola, para elaboração do PDDE, foi identificado a grande necessidade de desenvolver um trabalho voltado para o incentivo à leitura, com objetivo de despertar o prazer e desenvolver habilidades leitoras, que irão refletir diretamente nas demais disciplinas, aumentando o nível de compreensão dos variados estilos de textos e consequentemente melhorando o desempenho escolar dos alunos. Sendo assim, pretendemos desenvolver ao longo de todo esse ano letivo, um trabalho sistematizado, prazeroso e rico, com os diferentes estilos de textos, pois através deste trabalho será possível favorecer a reflexão crítica e imaginativa, o exercício de formas de pensamento mais elaboradas e abstratas, para que o nosso aluno possa cada vez mais participar ativamente da sociedade letrada que vivemos mostrando ao aluno que o mergulho ao universo da leitura é encantador, dá prazer, emociona e alegra, despertando no aluno o prazer pelo hábito de ler de modo a favorecer a formação do leitor proficiente, partindo sempre do cotidiano de sala de aula e da realidade e do interesse do aluno. Tal percepção por parte do professor é fundamental, para não afastar o aluno-leitor desse sedutor objeto de estudo, uma vez que, quase sempre a preocupação exclusivamente pedagógica e de caráter didático sob a ótica do adulto, não vislumbra as múltiplas possibilidades que a literatura oferece se o foco estiver no leitor. É o aprender a aprender, a pensar, refletir, evitando o tratamento didático e respostas fechadas quase sempre impostas. É necessário partir de uma perspectiva emancipadora (fundamentada em Pennac), na relação leitor e livro que perpassa por um despertar dos múltiplos sentidos do leitor para o mundo real e irreal (fantasia).
Projeto 2011: Ler é uma delícia. Experimente!
sexta-feira, 25 de março de 2011
Postado por Jardel Hottz às 12:51
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário