"CIDADÃO DO FUTURO: crítico, consciente e atuante!"

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Todos os dias a gente ouve falar em cidadania, em respeito aos direitos do cidadão. Apesar de serem termos muito utilizados, nem sempre sabemos exatamente o que significam. Consultando o dicionário, descobrimos que cidadão é a pessoa que se identifica culturalmente como parte de um território e seus costumes; é aquele que usufrui dos direitos e que cumpre os deveres estabelecidos em lei. Assim, exercer a cidadania é ter consciência das suas possibilidades e obrigações, é lutar para que o que é justo e correto seja posto em prática, é entender que cada ação tem um efeito para si e para os outros.
Portanto, é função social da Escola, em consonância com os PCN’s, que apontam como objetivos norteadores da ação pedagógica o desenvolvimento da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum, assim como os princípios políticos dos direitos e deveres de cidadania e o exercício da criticidade.
Não há dúvida de que atingir esses objetivos tem constituído um grande desafio para os educadores, no entanto, o espaço escolar é um lugar privilegiado para a formação do cidadão, tendo em vista o convívio social e a possibilidade de viver experiências educativas conduzidas por profissionais formados para este fim.

A proximidade das eleições 2010 e a parceria com o TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL/Nova Friburgo, via Projeto Eleitor do Futuro, vislumbrou ainda mais uma nova oportunidade para trazer à tona estes temas, que são a base do trabalho que devemos buscar realizar colaborando para que nossos alunos se tornem futuros agentes de mudança social, conhecendo de fato seus direitos, para que possam lutar por eles.
É lógico que não podemos falar de cidadania sem mencionar também os deveres. Afinal, é à medida que cumprimos com nossas obrigações, que permitimos que os outros possam exercitar seus direitos e vice-versa. E nesse aspecto será necessário estimular a todos a pensar em quais são seus deveres na sua escola, na sua casa e na cidade em que vive? Para tal, estar bem informado é fundamental, pois somente assim, poderão se tornar no futuro, cidadãos, críticos, conscientes e atuantes.

Objetivos

 Conceituar e conhecer os instrumentos que qualificam o cidadão, compreendendo cidadania como participação social e política e reconhecendo-se como possível agente de mudança social.
 Conhecer os direitos e deveres da criança enquanto cidadão, adotando no dia-a-dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, manifestando respeito pelo próximo e exigindo o mesmo para si.
 Posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e tomar decisões coletivas.
 Conhecer as características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturais como meio de construir progressivamente a noção de identidade nacional e pessoal e o sentimento de pertinência ao País.
 Questionar a realidade formulando-se problemas e tratando de resolvê-los, utilizando para isso o pensamento lógico, a criatividade, a intuição, a capacidade de análise crítica, selecionando procedimentos e verificando sua adequação.
 Reconhecer a importância do processo eleitoral e o papel do cidadão na escolha de seus representantes.
 Perceber a participação social como fundamental na construção de uma sociedade melhor, estimulando os alunos a vivenciar boas práticas sociais.

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