Portanto, é função social da Escola, em consonância com os PCN’s, que apontam como objetivos norteadores da ação pedagógica o desenvolvimento da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum, assim como os princípios políticos dos direitos e deveres de cidadania e o exercício da criticidade.
Não há dúvida de que atingir esses objetivos tem constituído um grande desafio para os educadores, no entanto, o espaço escolar é um lugar privilegiado para a formação do cidadão, tendo em vista o convívio social e a possibilidade de viver experiências educativas conduzidas por profissionais formados para este fim.
A proximidade das eleições 2010 e a parceria com o TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL/Nova Friburgo, via Projeto Eleitor do Futuro, vislumbrou ainda mais uma nova oportunidade para trazer à tona estes temas, que são a base do trabalho que devemos buscar realizar colaborando para que nossos alunos se tornem futuros agentes de mudança social, conhecendo de fato seus direitos, para que possam lutar por eles.
É lógico que não podemos falar de cidadania sem mencionar também os deveres. Afinal, é à medida que cumprimos com nossas obrigações, que permitimos que os outros possam exercitar seus direitos e vice-versa. E nesse aspecto será necessário estimular a todos a pensar em quais são seus deveres na sua escola, na sua casa e na cidade em que vive? Para tal, estar bem informado é fundamental, pois somente assim, poderão se tornar no futuro, cidadãos, críticos, conscientes e atuantes.
Objetivos
Conceituar e conhecer os instrumentos que qualificam o cidadão, compreendendo cidadania como participação social e política e reconhecendo-se como possível agente de mudança social.
Conhecer os direitos e deveres da criança enquanto cidadão, adotando no dia-a-dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, manifestando respeito pelo próximo e exigindo o mesmo para si.
Posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e tomar decisões coletivas.
Conhecer as características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturais como meio de construir progressivamente a noção de identidade nacional e pessoal e o sentimento de pertinência ao País.
Questionar a realidade formulando-se problemas e tratando de resolvê-los, utilizando para isso o pensamento lógico, a criatividade, a intuição, a capacidade de análise crítica, selecionando procedimentos e verificando sua adequação.
Reconhecer a importância do processo eleitoral e o papel do cidadão na escolha de seus representantes.
Perceber a participação social como fundamental na construção de uma sociedade melhor, estimulando os alunos a vivenciar boas práticas sociais.
0 comentários:
Postar um comentário