Projeto Anual 2010 - EDUCAR PARA TRANSFORMAR

segunda-feira, 8 de março de 2010



1º TRIMESTRE:

“LITERATURA E MÚSICA: UM CAMINHO PRAZEROSO PARA MUDANÇAS DE ATITUDE”


JUSTIFICATIVA:

O ensino e a aprendizagem de Língua Portuguesa na escola, segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (2000, p.15) ¾ PCN, devem permitir a todos os alunos “o acesso aos saberes lingüísticos necessários para o exercício da cidadania, direito inalienável de todos”, pois é pelo domínio da língua oral e escrita, que o homem se comunica e tem participação social efetiva.
Ler é uma das competências mais importantes a serem trabalhadas com o aluno, principalmente após recentes pesquisas que apontam ser esta uma das principais deficiências do estudante brasileiro. Não basta identificar as palavras, mas fazê-las ter sentido, compreender, interpretar, relacionar e reter o que for mais relevante.
O presente Projeto vem, assim, qualificar a ação pedagógica e ampliar os horizontes do mundo escolar no que se refere ao trabalho com o texto literário, de maneira a formar alunos-leitores e, conseqüentemente, auxiliá-los no desenvolvimento das habilidades da fala e escrita, na formação de opiniões, na formação de sua identidade, na compreensão do mundo que os cerca e na expansão de seus horizontes e expectativas.
A música por sua vez, faz parte da cultura da criança e do adolescente.
Ela dá identidade ao grupo de amigos, é companheira nos momentos de solidão e ajuda a moldar atitudes, comportamento e caráter.
Qualquer proposta de ensino que considere a diversidade cultural precisa abrir espaço para o aluno trazer músicas, textos para a sala de aula, acolhendo-os, contextualizando-os e oferecendo acesso a obras que possam ser significativas para o seu desenvolvimento pessoal em atividades de apreciação e produção.
O domínio da língua e o conhecimento da diversidade cultural possibilita a plena participação social, favorecendo o acesso à informação, possibilitando a expressão e defesa dos pontos de vista e a construção da visão de mundo. Assim, esse projeto educativo, comprometido com a democratização social e cultural, tem como objetivo principal a transformação do sujeito enquanto cidadão através da construção do conhecimento no decorrer do seu desenvolvimento, fazendo com que cada aluno se torne capaz de interpretar diferentes textos que circulam socialmente, de assumir a palavra e, como cidadão, de produzir textos eficazes nas mais variadas situações.
Esse projeto tem como foco principal o conhecimento das culturas brasileira e africana, dando ênfase à literatura e à música e compondo uma teia de relações com o próximo subtema que estará relacionado à Copa do Mundo 2010.

OBJETIVOS:
• Trabalhar a literatura e a música de forma prazerosa, levando o aluno a exercitar a aprendizagem da leitura e da escrita através de uma sensibilização e com o propósito de garantir mudanças de atitudes comportamentais;
• Conhecer e respeitar as diferentes variedades lingüísticas do português falado;
• Compreender, interpretar e produzir textos orais e escritos com os quais se defrontam em diferentes situações de participação social;
• Valorizar a leitura como fonte de informação e via de acesso aos mundos criados pela literatura, sendo capazes de recorrer aos materiais escritos em função de diferentes objetivos;
• Utilizar o livro de forma a estimular no aluno o gosto, o prazer e a fruição para assegurar a todos os alunos êxito no processo ensino-aprendizagem.
• Utilizar e criar letras de canções, parlendas, raps, etc., como portadoras de elementos da linguagem musical;
• Desenvolver brincadeiras, jogos, danças e atividades diversas de movimento com os elementos da linguagem musical;
• Ampliar os conhecimentos acerca dos músicos e autores brasileiros e suas obras;
• Apreciar e refletir sobre músicas regionais, nacionais e africanas, valorizando as participações e apresentações.

DETONADOR:
• Manhã e tarde literária: neste dia, receberemos representantes do Banco ITAÚ, que farão a entrega de um acervo de livros doados pelo “Projeto ITAÚ CRIANÇA”, uma vez que a instituição “apadrinhou” a nossa escola. Na oportunidade, toda a escola estará envolvida em atividades de contação de histórias, oficinas, roda de leitura e atividades musicais.

0 comentários: